História
Em 1971 médicos do Centro Russo de Aeronáutica e Medicina espacial perceberam que quando os astronautas retornavam a Terra, ocorria o aumento do índice de fraturas. Esse fato ocorria devido à perda de massa muscular e óssea por causa da ausência de peso em longo prazo sobre o corpo enquanto no espaço, gerando assim atrofia por desuso e conseqüentemente osteoporose.
Através dessa observação esses pesquisadores desenvolveram uma terapia chamada de “Pinguim Suit”, com o objetivo de reduzir estes efeitos da ausência da gravidade no corpo dos astronautas.
O principio do “Pinguim Suit é usar elásticos e roldana para resistir a uma força contraria do corpo e ajudar a prevenir os efeitos da gravidade e a movimentos dos astronautas.
Foi observado por um pesquisador que os astronautas que não usaram esse equipamento, demonstraram uma insegurança postural semelhante às crianças com Paralisia Cerebral.
Então realizou-se um estudo com o “ Pingüim Suit” para reabilitar pacientes com Paralisia Cerebral e o resultado parecia promissor. Após algumas adaptações o “Pinguim Suit” resultou em um elástico para o uso em posicionamento e alongamento dos músculos durante a fisioterapia. Esta modificação ocorreu no ano 1992 com o nome de Adeli Suit, com o intuito de usarem em crianças com Paralisia Cerebral.
Saiba mais no site: www.habilitaretherasuit.com.br
Como surgiu
Este recurso foi o único deste tipo até 2002, quando foi Richard e Izabela Koscielny aprimoram e nomearam de TheraSuit ® (patente EUA). Izabela e Richard são fisioterapeutas e pais de uma filha com Paralisia Cerebral, e queriam o aprimoramento da técnica com o intuito de habilitar sua filha.
O Therasuit ® que se diferencia da terapia tradicional, por ser uma técnica usada no tratamento de pessoas com doenças neurológicas que combina vários métodos e tem um fundamento sólido com base em fisiologia do exercício. O Therasuit ® destaca-se por realizar uma avaliação minuciosa e especifica identificando os reais déficits do paciente.
Com base no resultado da avaliação é elaborado um programa intensivo, individual e específico, com duração de 3 horas diárias, durante 5 dias da semana, em um período de 4 semanas.
Saiba mais no site: www.habilitaretherasuit.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário